Entidade


A Guarda Mirim

Imagem de fundo

Missão


Oferecer aos jovens, de ambos os sexos e de diferentes classes sociais, a oportunidade de despertar a consciência de que são sujeitos de direitos e competências similares à qualquer outro. Através de acompanhamento pedagógico nas escolas e atividades educativas, garantir seu futuro sucesso profissional.

Guarda Mirim


Histórico


Em meados de 1961, um grupo de pessoas reuniu-se lideradas pelo Dr. Luiz Gonzaga de Arruda Campos, Juiz de Direito da Comarca de Rio Claro da época com o objetivo de buscar alternativas que ajudassem as famílias carentes do município, cujos, os filhos não tinham acesso aos recursos sociais que lhes garantissem um futuro melhor, visando o sucesso escolar e livrando-os dos riscos da marginalidade.

Meados de 1961

Meados de 1970


Dessa forma, foi fundada em 03/10/61 a Guarda Mirim de Rio Claro, que deu início as suas atividades, tendo por objetivo oferecer amparo a menores carentes. O trabalho no inicio, tinha como enfoque principal atividades direcionadas a orientação ao trânsito.


Na primeira inscrição estavam presentes 100 menores, destes, 60 garotos foram selecionados e receberam, nos meses consecutivo, treinamento para o trabalho sob Orientação do Comandante da Polícia da época, Tenente Átila. Nesta época, os uniformes dos adolescentes assemelhavam-se a fardas, denotando forte presença de orientações militares na organização das aulas, que eram chamadas de instruções, nas quais a postura e a disciplina, tanto na Sede como no local de trabalho, eram e são até os dias atuais, fatores determinantes para o bom desenvolvimento e aproveitamento da atividade educativa realizada.


Coral Encanto Jovem
Gremio Recreativo Guarda Mirim