Notícias


Marketing Pessoal

Imagem de fundo

Marketing Pessoal

Postado em: 07/02/2014 por Administrador | Voltar



Marketing pessoal é uma ferramenta utilizada para promoção pessoal de modo a alcançar o sucesso. É uma estratégia usada para "vender" a imagem, e influencia a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza.
Na maioria dos casos, é usada para designar um modo de se expressar, que contribui para o alcance de um determinado objetivo, como um emprego, por exemplo.
O marketing pessoal é comumente usado por pessoas que procuram entrar no mercado de trabalho. Em entrevistas de emprego, o marketing pessoal assume uma importância vital, pois além de ensinar a maneira correta da pessoa se expressar, a capacita para alterar, de forma positiva, a sua postura, imagem e conduta.
O indivíduo deve saber mostrar que é confiante e competente e acima de tudo revelar capacidade e vontade de aprender, podendo assim contribuir para o crescimento da empresa. Porém, para que todas essas qualidades possam se mostrar altamente indispensáveis para a empresa, é preciso que a pessoa consiga mostrar para os outros que realmente tem todo o conhecimento que aparenta e fala em ter.
Sabendo que o marketing pessoal e profissional caminham juntos, é importante saber mostrar no contexto laboral características como bom senso, responsabilidade, capacidade de liderança, maturidade, otimismo, empatia, ética, integridade, persistência, paciência, etc.

 

Dicas para marketing pessoal

 

Existem áreas importantes que estão relacionadas com um bom marketing pessoal:

Capacidade de comunicação: não significa falar muito, mas falar o suficiente para que os outros entendam o que você está dizendo. Em muitas ocasiões, o processo de comunicação tem dois sentidos, e por isso também é muito importante saber ouvir;

 

Postura profissional adequada: saber ser sério quando a situação exige seriedade. É importante saber se comportar em um contexto profissional, agindo de acordo com a sua função e dentro da expectativa dos seus superiores;

 

Cuidados com a aparência: adaptar a forma de se vestir de acordo com o contexto em que está inserido. Ter o cuidado de saber se vestir, não adotando um estilo formal em contextos informais (passando a imagem que não se importa e não segue regras) e estilos formais em contextos informais (intimidando e podendo passar uma imagem de superioridade);

 

Criatividade e inovação: mostrar disponibilidade e sugerir ideias que contribuem para resolução de problemas. Isto pode acontecer no contexto do trabalho ou pessoal, sabendo como ajudar amigos quando eles precisam;

 

Humildade: não se considerar melhor que os outros e não tentar promover a sua imagem de uma forma agressiva e forçada perante outros. Quem faz isso, passa a imagem de arrogância e acaba prejudicando o seu marketing pessoal.


Deixe seu comentário


Coral Encanto Jovem
Gremio Recreativo Guarda Mirim