Notícias


7 dicas para se comportar bem no primeiro dia de emprego.

Imagem de fundo

7 dicas para se comportar bem no primeiro dia de emprego.

Postado em: 07/02/2014 por Administrador | Voltar



Postura

 

O primeiro dia é o momento de conhecer o ambiente e os colegas. O essencial é ter uma postura serena e discreta, sempre sóbria. Em hipótese alguma entre fazendo piadinhas e tentando agradar todo mundo.

 

Boas práticas

 

Existem algumas práticas capazes de identificar você como um bom profissional e colega de trabalho mesmo no primeiro dia. É de bom tom se apresentar para o chefe, gravar o nome das pessoas e perguntar quem pode apresentar a você as dependências da empresa, e qual o momento mais oportuno para isso.

 

Erros imperdoáveis

 

Certos comportamentos podem "queimar o seu filme" logo no primeiro dia. Entre eles, a invasão do espaço alheio. Dar palpite sem ser chamado é uma péssima maneira de começar. Falar alto, deixar o telefone tocar no alto ou em um toque inadequado. Tudo isso é invasivo e incomoda.

 

Hora do almoço

 

A hora do almoço pode ser bastante delicada para o novato. O ideal é que ele espere ser convidado para o almoço, mas também pode tentar se envolver com as pessoas mais amigáveis e solícitas com quem teve contato desde o início do dia.

 

 Excesso de energia

 

O excesso de energia logo no primeiro dia pode ser entendido de maneira equivocada. Esse tipo de comportamento deve ser evitado porque o primeiro dia é apenas o momento de se apresentar, e a pessoa tem que se policiar e perceber como ela está se comunicando e relacionando. É preciso ter a consciência de que as coisas não mudarão no primeiro dia, e aceitar que este momento da adaptação é um processo longo.

 

Ansiedade

 

O tratamento profissional deve imperar. É fundamental não se desesperar. Se perder a calma o novato começa a suar e até gaguejar, causando uma impressão negativa.

 

Como estabelecer bons relacionamentos

 

Há algumas regras principais para estabelecer bons relacionamentos com os superiores e colegas de trabalho desde o primeiro dia. O novato precisa perceber as características das pessoas no ambiente de trabalho. Precisa perguntar (de modo não invasivo), mas o fundamental é saber ouvir e entender a pessoa. Existem as pessoas que são mais sociáveis e aquelas mais burocráticas, o segredo é se comunicar de acordo com a preferência dos colegas. Após adequar a comunicação, vale tentar o olho no olho e ser atento ao que o outro fala.


Deixe seu comentário


Coral Encanto Jovem
Gremio Recreativo Guarda Mirim