Notícias


Alimentação Saudável na Adolescência

Imagem de fundo

Alimentação Saudável na Adolescência

Postado em: 21/03/2014 por Administrador | Voltar



A alimentação nos adolescentes deve ser eficaz e agradável, ou seja, sustentar o crescimento e promover a saúde. Durante a adolescência, existem várias alterações de natureza fisiológica e hormonal que afetam as necessidades nutricionais, tal como um crescimento rápido e ganho de massa muscular e óssea.

 

Considerações Nutricionais

 

Os adolescentes não comem quantidades suficientes de fruta e legumes de cor verde. Brócolis, couve ou espinafres, ovos ou tomates são fundamentais para uma alimentação saudável. Sem esses alimentos, o adolescente pode comprometer gravemente a sua alimentação.

 

Deficiência em Ferro

 

A deficiência em ferro é muito presente nos adolescentes, sendo um dos grupos de maior risco. O rápido crescimento, aliado ao estilo de vida acelerado e escolhas alimentares irregulares, pode resultar em carência de ferro, provocando anemia. As meninas precisam ter uma atenção especial às reservas de ferro, já que perdem muito sangue durante a menstruação.
A carne vermelha é a principal fonte de ferro, mas existem muitas alternativas à carne, como cereais, pão, legumes de cor verde e frutos secos. Em combinação a esses grupos de alimentos, é importante ingerir vitamina C, pois ela aumenta a capacidade de absorção do ferro desses alimentos. Por isso, acompanhe tomando um suco de laranja ou de limão (de preferência, evite tomar com alimentos gordurosos, que dificultam a absorção da vitamina pelo organismo).


Deficiência em Cálcio

 

Os adolescentes ingerem cálcio em quantidades inferiores às recomendadas, com implicações sérias ao longo da vida, em particular na saúde óssea.
Os ossos crescem até os 30 anos de idade e o período mais importante para o processo é o da adolescência, sendo assim, a vitamina D, o cálcio e o fósforo são vitais para que este desenvolvimento ocorra naturalmente. As doses diárias recomendadas de cálcio para adolescentes variam entre os 800mg a 1,000 mg por dia. 
Alimentos ricos em cálcio devem ser consumidos diariamente. A fonte mais rica de cálcio é o leite e todos os seus derivados. Beber um copo de leite por dia, comer algumas fatias de queijo ou até mesmo beber um iogurte assegura que as quantidades necessárias de cálcio sejam absorvidas pelo organismo.

 

Orientações para uma alimentação saudável:

 

- Muitos hidratos de carbono amiçáceos; como pão, massa, arroz, batata, cuscuz e cereais;

- Muitas frutas e legumes;

- Bastantes produtos lácteos, como leite, iogurtes e queijos;

- Quantidade suficiente de proteínas de carne, peixe e ovos;

- Poucos doces e gorduras.

 

Outros hábitos importantes para uma alimentação saudável durante a adolescência são:

 

- Beber pelo menos 8 copos de água por dia;

- Comer sempre um café da manhã reforçado, que fornece os nutrientes essenciais e ajuda a aumentar a concentração durante a manhã;

- Fazer exercício em bases regulares, de modo a manter uma boa forma física, a saúde cardiovascular e o desenvolvimento dos ossos.


Deixe seu comentário


Coral Encanto Jovem
Gremio Recreativo Guarda Mirim