Notícias


Hábitos que ajudam você a funcionar melhor de manhã

Imagem de fundo

Hábitos que ajudam você a funcionar melhor de manhã

Postado em: 27/03/2014 por Administrador | Voltar



As atividades rotineiras (como o trabalho da maioria das pessoas) funcionam em horário comercial e normalmente quem tem a dificuldade de acordar cedo costumam sofrer com essa rotina. Essas pessoas normalmente estão sempre cansadas e com sono e pra piorar podem adquirir a fama de preguiçosas e pouco comprometidas. Contudo, esse problema pode ser sanado com alguns hábitos simples no dia a dia. São eles:

 

Reconhecer a dificuldade de acordar, sem culpa

 

Reconhecer que o ritmo do próprio corpo não é igual ao de outras pessoas é o primeiro passo para conseguir mudar essa realidade. É de suma importância adquirir o hábito de não se subestimar pelo fato de ter mais dificuldade para funcionar de manhã. Ter essa consciência é fundamental para a próxima etapa.

 

Perceber que hábitos são mutáveis

 

Outra linha de pensamento extremamente importante e que influencia na rotina diária é a convicção de que é possível mudar. Se quiser render mais pela manhã, nada impede que o corpo e a cabeça sejam treinados para isso.

 

Dormir mais cedo

 

A maioria das pessoas com dificuldade para acordar cedo geralmente dormem tarde, e um bom hábito para reverter esse quadro é calcular no dia a dia quantas horas são necessárias para ter um sono revigorante e, a partir desse número, estabelecer um horário máximo para ir dormir.
Para estimular o sono, faça atividades relaxantes, que não exija muito do corpo e da mente. Um bom exemplo é ir para a cama cedo e ler um livro cujo tema não lhe desperte tanta atenção.

 

Não sofrer por antecipação na hora de dormir

 

Pensar nas tarefas pendentes do trabalho ou do cotidiano antes de dormir pode ser muito prejudicial para uma boa noite de sono. Isso ocorre principalmente aos domingos, em que as pessoas começam a sofrer antecipadamente pela chegada da segunda-feira, que além de prejudicar o descanso, aumenta as dificuldades na hora de acordar pela manhã. Uma solução é procurar não pensar nos problemas do dia seguinte, se ocupando de atividades ou conversas relaxantes e prazerosas.

 

Começar o dia com o que dá mais prazer

 

Outro hábito simples, porém funcional, é fazer uma lista com aquilo que agrada e o que desagrada na nova rotina e, a partir dela, começar o dia com as coisas mais prazerosas.

Esse hábito funciona como uma espécie de recompensa para si mesmo, por ter conseguido acordar cedo. E essa premiação pode ser estendida fazendo algo que lhe dê muita satisfação e alegria como, por exemplo, ir tomar um refrigerante com os amigos numa lanchonete após o trabalho.

 

Realizar tarefas mais simples de manhã

 

Para não demorar além do necessário em determinadas tarefas e não se aborrecer, o ideal é deixar os afazeres mais complexos para o horário da tarde e da noite, quando se está mais focado. Assim, o período da manhã ficaria para tarefas mecânicas e simples.

 

Tomar café

 

Um café da manhã reforçado ou somente uma xícara de café com leite pode ajudar a despertar com mais facilidade. O mesmo vale para outras substâncias estimulantes e que contêm cafeína, como chá preto, chá verde e chocolate.

 

 Fazer exercícios

 

Outro modo de ter mais disposição de manhã é fazer exercícios físicos logo no início do dia. Praticar atividades físicas nesse horário acelera o organismo e dá mais disposição para enfrentar os desafios ao longo do dia. Contudo, é importante frisar que esses benefícios são mais sentidos se a pessoa tiver uma boa noite de sono e se estiver bem nutrida e hidratada para malhar.


Deixe seu comentário


Coral Encanto Jovem
Gremio Recreativo Guarda Mirim