Imagem da notícia 'Qualidade de Vida e Sucesso Profissional'

Qualidade de Vida e Sucesso Profissional

Foi publicado um artigo interessantíssimo no Linkedin sobre o diferencial das pessoas de sucesso com as pessoas de MUITO sucesso. São mitos e verdades que o profissional e o jovem profissional (aquele que está começando sua carreira) precisam saber reconhecer se quiserem ter um futuro promissor (em todos os setores da vida).

 

Os pontos principais são:

 

1º Mito: Pessoas de sucesso dizem: “Se eu posso me enquadrar, eu devo me enquadrar”.

Verdade: Pessoas de muito sucesso são absurdamente seletivas.

 

2º Mito: Pessoas de sucesso dormem quatro horas por noite.

Verdade: Pessoas de muito sucesso descansam bem e assim podem estar em sua melhor performance.

 

3º Mito: Pessoas de sucesso pensam que se distrair (se divertir) é perda de tempo.

Verdade: Pessoas de muito sucesso veem a diversão essencial para a criatividade.

 

4º Mito: Pessoas de sucesso são os primeiros a falar com a resposta.

Verdade: Pessoas de muito sucesso são poderosos ouvintes.

 

5º Mito: Pessoas de sucesso focam no que a competição está fazendo.

Verdade: Pessoas de muito sucesso focam no que eles podem fazer melhor.

 

A verdade que esses pontos apresentam é uma só: o trabalho existe também para a felicidade do indivíduo, para a alegria, o contentamento e também para ganhar dinheiro e assim prover o sustento; e não é a necessidade soberana de um ser humano. Não somos robôs ou máquinas, mas somos pessoas com a nossa vida pessoal, social, espiritual e a profissional. Temos um tempo determinado para o trabalho assim como o tempo para o descanso, para a vida fora do ambiente de trabalho, usufruindo o que se adquiriu por meio do trabalho.

 

Do que precisamos?

 

Há uma analogia com a famosa pirâmide das necessidades de Maslow, onde a base é o essencial para a vida física. Nessa base estão as nossas necessidades básicas como alimentação, respiração, entre outros.  E somente então após os itens mencionados na base das nossas necessidades é que temos então o trabalho, juntamente com outras necessidades que um indivíduo possui. O trabalho não é a única necessidade que possuímos.

 

Com isso em mente, quando seguimos o curso natural das nossas necessidades básicas, possuímos maior capacidade intelectual para escolhermos o melhor para nossa vida profissional. Podemos perceber que essa preocupação tem atormentado muitas pessoas ao decorrer dos anos, principalmente com o aumento da competitividade e com o risco de entrar para o mundo do desemprego.

 

Não devemos nos enganar achando que sacrificando a nossa saúde iremos ter muito sucesso. A claridade mental, o pensamento centrado e saudável faz todo o diferencial entre as pessoas, tanto na vida pessoal como na profissional. E o stress influencia sim, a maneira como uma pessoa toma suas decisões o que pode também atrapalhar o desempenho profissional.

 

Seja seletivo, procure o que se enquadra a você e não procure se enquadrar em alguma coisa que não serve pra você. Isso é a mesma coisa que uma pessoa que veste o número 44 querer entrar em um número 36.

 

Descanse. Durma. Relaxe. O sono melhora o aprendizado e trabalha para a recuperação de um corpo cansado. O desempenho no dia seguinte será superior.

Procure se divertir. Pratique algum esporte. Tenha algum hobby, algo que te dá prazer. As melhores ideias muitas vezes brotam nesses momentos de despreocupação.

Aprenda a ouvir. Quando falamos, mostramos o que sabemos e nada adicionamos a nós mesmos; porém quando ouvimos, aprendemos o que não sabemos e expandimos os nossos conhecimentos.

 

Pare com a constante comparação. Ao invés de ficar o tempo todo comparando o trabalho da competição com o seu, procure ter novas ideias, procure por você mesmo fazer algo diferente, inovador, e dar o melhor de si, olhando não para os lados, mas sempre para frente.

 

Se a sua carreira não evolui é porque você continua fazendo o que sempre fez!

 

Fonte: Minha Carreira